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Novo ensino médio: a estreia da mudança no cenário educacional brasileiro
A reformulação do novo ensino médio tem sido um assunto muito discutido nos últimos anos, e foi destaque nas votações da Câmara dos Deputados no primeiro semestre de 2021. O Projeto de Lei 5230/23, de autoria do Poder Executivo, visa implementar mudanças significativas na estrutura do ensino médio brasileiro, com o objetivo de oferecer uma formação mais completa e adequada às necessidades atuais dos alunos.
O texto foi relatado pelo deputado Mendonça Filho (União-PE), que propôs a reforma do ensino médio em 2017, durante a sua gestão como Ministro da Educação. A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados e agora aguarda a sanção presidencial para entrar em vigor.
Um dos principais pontos do novo ensino médio é o aumento da carga horária da formação geral básica para 2.400 horas, somados os três anos do ensino médio. Essa mudança visa proporcionar uma formação mais aprofundada nas áreas de conhecimento tradicionais, como linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas e sociais aplicadas. Anteriormente, a carga horária obrigatória era de 2.200 horas.
Além disso, o novo modelo de ensino médio inclui a oferta de itinerários formativos, que permitem aos alunos escolherem uma área de interesse para aprofundar seus estudos. Esses itinerários são: linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, ou ciências humanas e sociais aplicadas.
O texto foi relatado pelo deputado Mendonça Filho (União-PE), que propôs a reforma do ensino médio em 2017, durante a sua gestão como Ministro da Educação. A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados e agora aguarda a sanção presidencial para entrar em vigor.
Um dos principais pontos do novo ensino médio é o aumento da carga horária da formação geral básica para 2.400 horas, somados os três anos do ensino médio. Essa mudança visa proporcionar uma formação mais aprofundada nas áreas de conhecimento tradicionais, como linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas e sociais aplicadas. Anteriormente, a carga horária obrigatória era de 2.200 horas.
Além disso, o novo modelo de ensino médio inclui a oferta de itinerários formativos, que permitem aos alunos escolherem uma área de interesse para aprofundar seus estudos. Esses itinerários são: linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, ou ciências humanas e sociais aplicadas.
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